Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Volkswagen investe em sustentabilidade
formats

Volkswagen investe em sustentabilidade

Publicado em 7 de agosto de 2012 em Notícias

A Volkswagen do Brasil apresentou uma forma diferente de se conhecer uma fábrica de veículos: através de ações ecossustentáveis. A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) inaugurou o “Caminho da Sustentabilidade”, ele permite que os visitantes tenham a oportunidade de conferir de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo e as ações fundamentais que resultam em maior eficiência energética e ambiental. A fábrica está investindo em ações como uso de luz natural em grande escala, reaproveitamento dos resíduos industriais, entre outras diversas ações que reforçam ainda mais o compromisso da empresa com a conservação dos recursos naturais.

O “Caminho da Sustentabilidade” foi inaugurado durante a visita do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e de membros do Comitê Executivo da empresa. Ele consiste em visitas às áreas de produção (Estamparia, Armação e Montagem Final) e pela área externa (viveiro, estação de tratamento de efluentes e ponto de recarga de água pluvial), assim os visitantes podem visualizar a qualidade e a inovação dos processos produtivos da Volkswagen, incorporadas às melhores práticas de preservação do meio ambiente.

Os grupos de até quarenta pessoas são conduzidos por monitores e as visitas serão destinadas a públicos específicos com foco em sustentabilidade.  O objetivo é mostrar o comprometimento com a ecossustentabilidade nos detalhes da produção de um veículo Volkswagen.

A fábrica recebeu 24 painéis com fotografias, conhecimentos técnicos sobre as melhorias implementadas em todo o processo e sinalização padronizada, todos com textos e legendas em português e inglês.

A Conquista do Prêmio Expressão de Ecologia

A fábrica de São José dos Pinhais receberá em setembro desse ano, por implementar  essas ações para reduzir o consumo de energia e preservar o meio ambiente com a redução de resíduos industriais através do reaproveitamento, o troféu 19º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil certificada pelo Ministério do Meio Ambiente, na categoria “Conservação de Insumos de Produção – Energia”. A fábrica é produtora dos modelos Volkswagen Fox, Cross Fox, Space Fox e Golf. A montadora foi a única empresa do setor automotivo que ficou entre os vencedores das 20 categorias e receberá o troféu Onda Verde pela terceira vez.

A Volkswagen também conquistou o prêmio em 2009, com um projeto de reflorestamento que visava à preservação ambiental. O viveiro florestal dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas em 13 anos de história. Além de preparar cada uma das espécies, ornamentais e nativas, como Araucária, Pau Brasil e Ipê Roxo, o viveiro utiliza adubos produzidos na unidade, por meio da compostagem de resíduos orgânicos. No ano de 2002, a fábrica foi a vencedora por usar tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes.

Com um histórico de premiações admirável a Volkswagen é uma das principais empresas que investem na luta pela preservação do meio ambiente.

Gostou dessas informações? Fale com a gente e compartilhe com seus amigos!

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit