Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Volkswagen Cross Coupe : utilitário esportivo mais eficiente do mundo
formats

Volkswagen Cross Coupe : utilitário esportivo mais eficiente do mundo

A montadora alemã criou um Cross Coupé ainda mais eficiente que o modelo lançado em 2011. O protótipo, que durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo fez sua primeira aparição pública na América Latina, é movido por uma combinação de motor turbodiesel com injeção direta (TDI) e dois motores elétricos.

Seu consumo medido pelo novo ciclo de utilização europeu (NEDC) é sensacionalmente baixo: 1,8 l/100 km (55,55 km/l). O mais notável é que o Cross Coupé é um poderoso utilitário esportivo com velocidade máxima de 220 km/h e 225 kW / 306 cv de potência, com peso em ordem de marcha de 1.858 kg.

O SUV Volkswagen Cross Coupé  é baseado na nova Matriz Transversal Modular (MQB) do Grupo Volkswagen. Dentro da MQB, alguns parâmetros de design são padronizados (dentro de cada marca e série de modelos), como a distância entre o pedal do acelerador e o eixo dianteiro e a posição de montagem de todos os motores. Há ainda parâmetros variáveis, que possibilitam desenvolver individualmente uma ampla variedade de modelos. Eles incluem dimensões como distância entre eixos, bitolas e os tamanhos das rodas, por exemplo.

Volkswagen Cross Coupé

 

Tecnologias de propulsão eficientes podem oferecer níveis extremos de performance dinâmica. O novo Cross Coupé demonstra isso por excelência, com sua combinação de eficiência de consumo de vanguarda e excepcional desempenho dinâmico. O Cross Coupé atinge 100 km/h em apenas 6,5 segundos e seu motor TDI desenvolve torque máximo de 400 Nm em baixas rotações – a partir de aproximadamente 1.750 rpm. Ao simples toque de um botão, os dois motores elétricos adicionam 180 Nm de torque na dianteira e 270 Nm à traseira do carro. Sob aceleração total (boosting) – combinando os dois motores elétricos e o TDI em operação conjunta – o sistema de propulsão atinge 700 Nm de torque. Este desempenho posiciona o carro conceito entre os atuais esportivos de alta performance, apesar de o veículo consumir menos combustível que um carro pequeno!

Em modo puramente elétrico – com velocidade máxima limitada a 120 km/h – o carro conceito pode rodar até 45 quilômetros. A distância é suficiente para que a maioria dos motoristas em todo o mundo vá e volte do trabalho sem emitir poluentes.

Volkswagen Cross Coupé

Usando apenas eletricidade, o motorista pode optar entre otimizar a autonomia da bateria ou pelo desempenho dinâmico. Isto é feito combinando o os modos Elétrico e CITY ou o modo Elétrico com o modo SPORT. No modo elétrico CITY, que maximiza a autonomia, o carro é movido apenas pelo motor elétrico do eixo traseiro.

O motor TDI do Cross Coupé foi desenvolvido para ser usado na Matriz Transversal Modular (MQB). Uma característica fundamental da MQB é o posicionamento uniforme de todos os motores. Por isso, a Volkswagen desenvolveu duas novas séries de motores – a EA288 para os movidos a diesel e a EA211 para os motores a gasolina. Através da MQB, estas duas séries de motores, juntamente com os elétricos, permitem criar sistemas de tração tanto clássicos como alternativos ou híbridos.

O Cross Coupé é equipado com quatro assentos individuais em forma de concha, cada um deles com apoio de cabeça permanente integrado. Esses bancos têm propriedades ergonômicas muito equilibradas. Há amplo espaço para todos os ocupantes – para os lados, à frente e para cima. Os encostos dos bancos traseiros e o do passageiro da dianteira podem ser dobrados completamente para frente para acomodar pranchas de surfe, paragliders ou outros equipamentos volumosos. Um item prático: como os encostos tem estrutura exterior em plástico rígido, quando rebatidos proporcionam um resistente superfície de carga.

O porta-malas atrás dos assentos traseiros tem 380 litros de volume (até a altura da base janela). Quando ampliada até o encosto dos bancos dianteiros e até a altura do teto, a capacidade de carga atinge 1.230 litros – número considerável para um carro que faz 55 km por litro.

Interior Volkswagen Cross Coupé

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit