Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Volkswagen “Costurando o Futuro”
formats

Volkswagen “Costurando o Futuro”

Costurando o Futuro é um projeto social da Fundação Volkswagen em parceria com a Prefeitura de São Bernardo. O projeto, que teve seu início a três anos, colabora para a transformação na vida de várias mulheres na cidade de São Bernardo e está  apresentando ótimos resultados.

A iniciativa incentiva suas participantes a aprenderem um ofício a fim de terem rendimento e colaborarem para o sustento de suas famílias. Os tecidos que são doados a elas se transformam em mais de 30 itens diferentes, como mochilas, bolsas, sacolas, entre outros, que são comercializados e geram renda para as costureiras. A iniciativa da Volkswagen deu tão certo que onze delas se uniram e formaram uma empresa.

A empresa montada pelas participantes do Costurando o Futuro já tem nome: Tecoste. As novas empresárias contam que há um e-commerce em desenvolvimento para venda dos produtos fabricados por elas, assim terão mais visibilidade e atrairão mais clientes. Além disso estão a procura de um espaço maior para se instalarem. A sala da SEDESC onde estão atualmente é cedida pela prefeitura de São Bernando para que elas desenvolvam seu trabalho pelo Projeto Costurando o Futuro.

O projeto reutiliza uniformes antigos e tecidos que sobram de forros e bancos dos automóveis. Desde 2009, mais de 30 toneladas de tecidos foram reutilizadas no ‘Costurando o Futuro’. Além da doação de tecidos a Volkswagen compra  parte dos itens fabricados e distribui aos clientes como brindes.

As mulheres participantes do projeto recebem em média R$400,00 por mês cada uma e quando participam de eventos recebem mais de R$1000,00, como por exemplo em 2010 no Salão do Automóvel quando participaram do estande da Fundação Volkswagen.

A montadora tem  planos de apresentar a metodologia do projeto a outras empresas de grande porte, a fim de disseminar essa ideia que tem como principal objetivo a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental, formando profissionais capacitados e gerando renda.

Costurando o Futuro será lançado também em outras cidades

O Projeto foi um sucesso em São Bernardo e a montadora estenderá a iniciativa para cidades sedes de suas fábricas como São José dos Pinhais no Paraná, Taubaté e São Carlos em São Paulo. A próxima cidade será São José dos Pinhais que iniciará o projeto em outubro desse ano com aproximadamente 40 participantes.

Gostaram dessa iniciativa da Volkswagen? Compartilhe essa informação com seus amigos!

 

Visite o site da Recreio Rio: www.recreionet.com.br/rio.

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit