Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Volkswagen celebra os 53 anos da fábrica de São Bernardo
formats

Volkswagen celebra os 53 anos da fábrica de São Bernardo

A Volkswagen celebra os 53 anos da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira instalada fora da Alemanha. A unidade fabril inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959 já produziu mais de 12,5 milhões de veículos desde o início de suas atividades.

Localizada no quilômetro 23,5 da Via Anchieta, a 18 quilômetros da capital paulista, a fábrica foi cenário do desfile do então presidente Juscelino Kubitschek na ocasião que foi definida como a “certidão de nascimento” do setor automobilístico no País. O complexo industrial ocupa uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados, sendo 970 mil metros quadrados de área construída.

O local abriga as atividades de Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além das áreas administrativas, de vendas, marketing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, a unidade produz os modelos Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. No início de suas operações, o primeiro veículo fabricado foi a Kombi, em 1957, e dois anos mais tarde, o Fusca.

Fabrica Volkswagen

Em 1966, a unidade foi a primeira fábrica a possuir um centro para crash-tests veiculares. Anos depois, em 1984, implantou os primeiros robôs na linha de montagem do Santana e da Quantum. Atualmente, aplica os recursos da fábrica digital, fazendo simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, diminuindo custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de melhores condições de trabalho.

A unidade Anchieta também foi palco de comemorações, como os 50 anos da Volkswagen no Brasil, em 2003, que contou com as presenças do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. A fábrica recebeu também as visitas da chanceler alemã Angela Merkel, durante a inauguração do Centro de Realidade Virtual, em 2008, e do presidente mundial da marca, Martin Winterkorn, em 2011 e 2012.

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit