Facebook Twitter YouTube RSS
Home Curiosidades Volkswagen 2028 – Já imaginou como serão os carros daqui a 15 anos?
formats

Volkswagen 2028 – Já imaginou como serão os carros daqui a 15 anos?

Volkswagen 2028

Você já imaginou como serão os carros e a vida das pessoas daqui a 15 anos? A Volkswagen pensou! Durante o evento Rio +20 que ocorreu ano passado a montadora apresentou um conceito chamado Volkswagen 2028.

No projeto Volkswagen 2028, cinco aspectos principais e iniciais são abordados. O primeiro é que o carro será livre de emissões. A estratégia da montadora pensa além do que sai do escapamento do veículo, e alia a somatória de emissões à tecnologia de motores.

A empresa desenvolveu o que é chamado de segunda geração de combustíveis, o Sunfuel. Enquanto os primeiros utilizavam apenas a semente ou o fruto, o novo biocombustível da Volkswagen processa a planta inteira. O que restava na geração de combustíveis como o caule e as folhas, com o Sunset passa a ser aproveitado.

Além disso, as emissões dessa nova gama de biocombustíveis desenvolvidos pela Volkswagen tem emissão de CO2 quase neutras. O dióxido de carbono produzido durante a combustão é praticamente a mesma quantidade deste mesmo gás convertido em biomassa através da fotossíntese, durante o crescimento das plantas.

Outro ponto positivo para o biocombustível da Volks é que ele pode ser utilizado nas tecnologias atuais de motorização, eliminando a necessidade de uma nova gama de motores mais tecnológicos, o que reafirma todo o potencial do Sunfuel na redução de emissões de CO2.

Com isso, ainda é possível ampliar o downsizing. Está é uma técnica já empregada pela Volkswagen hoje em dia. Um exemplo são os motores TSI, cada vez menores, porém, mais eficientes e poderosos. Este avanço permite que a empresa melhore a recirculação dos gases de escape no motor interno e a mistura de combustíveis, diminuindo ainda mais as emissões.

Assim a Volkswagen chega à tecnologia CCS, que integra as vantagens da combustão a gasolina e aumenta a eficácia da auto-ignição dos propulsores a diesel. O motor CCS surpreende quando abastecido com biocombustíveis, como o Sunfuel, porém o seu rendimento ainda é superior comparado aos atuais motores movidos a diesel.

SunFuel é o termo coletivo, compreendendo ambos os combustíveis líquidos, como SunEthanol ou SunDiesel e combustíveis gasosos, como Sungas ®.

Em 2028 o carro deixará de ser apenas um meio de transporte. A Volkswagen entende que será um “carro para se viver”, um amigo. Além de realizar sua locomoção, o veículo irá reconhecê-lo assim que você se aproximar, tendo memorizado sua posição ideal para dirigir, seus compromissos para o dia e sua música favorita, aliando todos os seus dispositivos móveis e informações da internet.

Ao fabricar o Polo aqui no Brasil, por exemplo, é utilizado o poliéster de PET na confecção dos carpetes do assoalho e das caixas de roda, a fibra de vidro é substituída por fibra de Curauá (uma planta nativa da floresta Amazônica) e a pintura é feita com tinta à base de água (na fábrica de São José dos Pinhais – Paraná)

Ele ainda será capaz de se transformar em uma plataforma de entretenimento. Música, filmes, jogos, tudo digital, na internet ou no HD.

Nada é mais frustrante para o motorista que os engarrafamentos dos grandes centros, e a Volkswagen sabe disso. Então a montadora vem desenvolvendo e ampliando o terceiro pilar, que trata da mobilidade integrada, onde os veículos trocarão informações sobre o tráfego com outros carros e redes que monitoram o tráfego. Assim será possível que o veículo calcule a melhor rota para você chegar ao seu destino. Outro benefício é a prevenção de acidentes. No caso de uma estrada escorregadia, por exemplo, a central que monitora aquela pista vai definir e informar ao veículo (não ao condutor), a velocidade segura e ideal para a situação.

O quarto tópico do Projeto Volkswagen 2028 é a direção livre de acidentes. Além de contar com o apoio das centrais e a possibilidade de troca de informações entre condutores, o motorista terá à sua disposição vários dispositivos para que chegue de maneira segura ao seu destino. O Volkswagen do futuro irá escanear durante todo o trajeto, tudo que está ao redor do veículo, enquanto sistemas inteligentes vão auxiliar o motorista na condução, analisando os dados e exibindo em um painel inovador, projetado no para-brisa.

O quinto passo será produzir veí­culos sob medida. O carro não será mais padrão e terá as características que o cliente desejar. Cores externas e internas, painéis em tons diferentes, e outras infinitas configurações de motores, rodas, faróis e lanternas, tudo para o Volkswagen do futuro ficar com a sua cara. Dependendo do estado de espírito do motorista, o VW 2028 poderá sorrir ou ficar com uma afeição mais agressiva, através dos LEDs. Porém o DNA da marca continuará estampado. É o chamado design atemporal e estéticas lineares.

A tecnologia BlueMotion, o Volkswagen Cross Coupé Concept e as centrais hidrelétricas criadas pela Volkswagen mostram que o compromisso da empresa com a produção sustentável está sendo cumprido, enquanto que o Projeto Volkswagen 2028 reforça os investimentos e esforços para que os veículos da marca sejam cada vez melhores e inofensivos à natureza.

Acesse a página e assista a apresentação do conceito Volkswagen 2028.

FONTE: Volkswagen

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit