Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Veja a programação de atividades da Semana Nacional de Trânsito
formats

Veja a programação de atividades da Semana Nacional de Trânsito

O DETRAN RJ começou no domingo dia 16 de setembro a sua participação na Semana Nacional de Trânsito com o tema: “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” . No domingo houve um desfile, exposição de carros antigos e uma peça infantil pelo Teatro CET-Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas. Aconteceram também performances na Avenida Borges de Medeiros próximo ao Estádio de Remo, provenientes do Projeto Esquina Exemplar, os participantes abordaram motoristas e pedestres com placas em que haviam dizeres sobre respeito as leis de trânsito.

Na segunda-feira dia 17, o “Esquina Exemplar, que reúne agentes educadores do Detran e jovens do projeto Emplacando Vidas  atuou na Avenida Presidente Vargas.

Nesta terça-feira, a equipe  voltou à Avenida Borges de Medeiros, para uma performance no local onde, em 2006, cinco jovens morreram num desastre de carro, após ingestão de bebida alcóolica.

Além disso foram mobilizados e transportados mais de 70 alunos, do primeiro e terceiro ano, da Escola Municipal José Leandro, em Itaboraí. Utilizando-se de uma maneira lúdica para entreter e educar as crianças, a equipe de teatro enalteceu a importância da travessia segura, o uso da passarela, o respeito às normas de trânsito e o vandalismo nas placas de sinalização ao longo das rodovias. Através das oficinas e contando com a colaboração dos policiais, as crianças foram apresentadas a diversos tipos de animais que podem oferecer riscos no trânsito, além de terem contato com viaturas e motocicletas da polícia. Houve ainda uma apresentação com cães farejadores onde os alunos puderam interagir com os animais. O cronograma de eventos deste ano inclui seis escolas municipais, abrangendo os municípios de Itaboraí, Saquarema, Maricá e São Gonçalo. Até o próximo dia 25 a expectativa do órgão é que de cerca de 1000 crianças terão participado das atividades.

Na quarta-feira 19 de setembro , a performance do “Esquina Exemplar” foi na Avenida das Américas, em frente ao Barra Shopping, porque a via é uma das que mais registram acidentes de veículos (15 mortos e 742 feridos em 2011).

Pelo mesmo motivo, haverá ações do projeto, nesta  sexta-feira dia 21 de setembro no trecho próximo ao Sambódromo da Av. Presidente Vargas (15 mortos e 311 feridos em 2011); e, no dia 24, em Pilares, na Av. Dom Helder Câmara (14 mortos e 430 feridos em 2011). As performances foram  também realizadas em locais de grande afluência de público como na Candelária (quinta-feira, 20/9),  será realizada também na esquina da Av. Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Figueiredo Magalhães  no sábado dia 22, e na Rua Visconde de Pirajá, altura da Praça general Osório, domingo, 23.

No dia 25, será o dia oficial de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, e as equipes do Esquina Exemplar agirão na Av. Rio Branco, em frente ao Theatro Municipal, em cuja escadaria estará acontecendo um Encontro de Corais com apresentação dos corais do Detran, Uerj, UFRJ e Villa Lobos. As performances serão entre as 9h e 13h, com exceção da que ocorrerá na Av. Rio Branco, marcada para entre 11h e 15h, e as que serão realizadas em frente à sede do Detran, nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 24, na parte da tarde.

Gostaram de saber a programação da Semana Nacional de Trânsito aqui no Rio? Conte-nos o que achou e compartilhe em suas redes!

Visite o site da Recreio Rio: www.recreionet.com.br/rio .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit