Facebook Twitter YouTube RSS
Home Notícias Sessão Nostalgia: 30 anos da Volkswagen Saveiro
formats

Sessão Nostalgia: 30 anos da Volkswagen Saveiro

No fim do mês de agosto a Saveiro Volkswagen completou 30 anos no Brasil! O modelo foi lançado para fazer frente ás concorrentes das marcas Ford e Fiat que já haviam lançados suas picapes. A Volkswagen a fez como variação do modelo Gol que havia sido lançado em 1982.

A picape compacta era comumente destinada ao trabalho e foi lançada para o mercado nas opções S e LS, seu motor era 1.6 l e era refrigerado a ar. Em 1984 o modelo contava com uma central elétrica e com unidade de força refrigerada a água.

Em 1989 a Saveiro passou a contar com uma opção de motorização mais potente o AP 1.8 l. Pensando em ampliar seu mercado a Volkswagen começou a sugerir que a Saveiro fosse utilizada para atividades de lazer e no dia a dia, além das utilização no trabalho, assim lançaram a versão Sunset em 1993 que foi a primeira a abrir o leque de utilização do modelo, as pessoas passaram a não enxerga-lo somente como um carro para trabalho. Ela veio com opções a álcool ou gasolina. Em 1995 foi lançada a Summer 1.8, ela vinha com rodas de liga leve, toca fitas e capota marítima.

A primeira grande mudança de desing na picape ocorreu em 1997. A nova geração  da Saveiro teve um aumento da carga útil da caçamba, de 580 kg para 700 kg, mas não teve mudanças em suas duas opções de motores, que permaneceram como 1.6 l e 1.8 l.

Em 2000 o visual da Saveiro foi novamente modificado em sua terceira geração. Em 2009 ela foi novamente adaptada as linhas do recém-lançado Gol  foram  introduzidas a versão Trooper e a configuração de cabine estendida. Além dessas mudanças significativas foi lançada em 2010 a versão mais aventureira: Cross. Foi percebido que as cabines estendidas eram uma necessidade do mercado. Foram feitas versões mais requintadas da Saveito para agradar o público pelo apelo visual.

O modelo da Volkswagen é oferecido atualmente com motor 1.6 l de 101/104 cavalos de potência e cabine simples. A versão top de linha é a Cross com cabine estendida e o mesmo motor 1.6 l.

Desde a sua estreia até o mês de julho de 2012, a fabricante contabiliza 750 mil unidades emplacadas.

Parabéns Saveiro pelos seus 30 anos e seu sucesso em vendas!

O que acham de passar na Recreio Rio e levar uma linda Saveiro para casa? Conte-nos o que achou e compartilhe em suas redes!

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit