Facebook Twitter YouTube RSS
Home Curiosidades O que é Tecnologia I-Motion?
formats

O que é Tecnologia I-Motion?

11_Polo_I_Motion

Você sabe o que é I-Motion? É um cambio automatizado desenvolvido pela Volkswagen que é perfeito para o trânsito da cidade, pois faz com que a direção fique muito mais fácil, pois não é necessário trocar de marcha toda hora e nem pisar no pedal de embreagem.

O I-Motion  oferece muito mais conforto, seu preço é menor que o de seus concorrentes, tem menor custo de manutenção, além de não comprometer o desempenho e consumo de combustível do carro.

O cambio automatizado tem menor tempo e mais suavidade ao trocar as marchas, além de ser mais rápido e econômico que os modelos concorrentes  ele possui condução esportiva comandos de troca de marchas no volante, as Shift paddles,  e as suas informações de marchas e alertas ficam expostas ao condutor no display do painel de instrumentos.

Como funciona o I-Motion

A partida do motor somente ocorre com o acionamento do freio e a alavanca do câmbio na posição ‘N’ de neutro, quando o motor de partida é acionado, essa ação é suportada por um dispositivo de partida assistida que protege o motor do veículo, dando segurança ao usuário nessas operações.

Para que a primeira marcha seja engatada automaticamente, colocando o veículo em movimento, dê um suave toque para a esquerda na alavanca seletora para acionar a posição D. Depois, é só soltar o freio de mão e pisar no acelerador para ganhar velocidade. Para a seleção de marchas do programa de condução manual, basta dar mais um leve toque para a esquerda acionando a posição M.

A troca é muito simples: com toques para frente na alavanca do câmbio, as marchas avançam, e com toques para trás, as marchas são reduzidas.

Mesmo com o carro em movimento, é possível alternar os programas de condução entre automático e manual: é só deslocar a alavanca suavemente para as posições D ou M. No caso do modelo equipado com o acionamento do câmbio opcional tipo “borboletas” (Shift Paddles) no volante de direção, com suaves toques na tecla + as marchas avançam e através da tecla – elas são reduzidas.

Diferente dos automáticos tradicionais, a transmissão ASG permite desligar o motor do carro com a alavanca em D ou M, liberando a retirada da chave. No entanto, se a alavanca do câmbio ainda estiver em uma dessas posições, o carro não ligará novamente e uma mensagem no painel irá informar que é preciso colocá-la em N para dar a partida.

Ao parar ou estacionar, é importante sempre manter o freio acionado ou acionar o freio de estacionamento, isso vale para locais planos ou inclinados. A função “esportiva” atua no modo automático para melhorar o desempenho do carro. Para acioná-la basta pressionar a tecla S.

Com o acionamento deste modo esportivo, as trocas de marcha são efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor, apesar de aumentar sensivelmente o consumo de combustível. Para preservar a durabilidade, o sistema impede que o limite de rotações seja excedido. Caso tente reduzir de forma brusca ou engatar uma marcha mais alta em uma velocidade incompatível, o sistema não permitirá a troca.

Fonte: Volkswagen

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit