Facebook Twitter YouTube RSS
Home Curiosidades Volkswagen Passat tem história publicada em livro
formats

Volkswagen Passat tem história publicada em livro

20130529095510193379o

O Passat foi a paixão de muitos na década de 70. O modelo possuía uma mecânica moderna e um design inovador com traços de Giorgetto Giugiaro que atraíam a atenção de grande parte dos consumidores. Por ser um carro que marcou uma época o Passat terá sua história detalhada em mais um volume da série “Clássicos do Brasil”, da editora Alaúde, que tem prestado um belo trabalho de conservação da memória automotiva brasileira.

Os autores Rogério de Simone e Fábio de Cillo Pagotto começam pelo projeto de desenvolvimento do Passat, dando o devido crédito do modelo às marcas NSU e Audi, que foram adquiridas pela Volkswagen. Aos modelos NSU K70 e Audi 80 a VW deve a adoção do modelo mecânico de quatro cilindros em linha resfriado a água e tração dianteira, que aos poucos foi substituindo o tradicional motor de cilindros opostos refrigerado a ar (boxer).

O livro descreve a evolução do Passat na Europa até chegar à fabricação da carroceria de três volumes, em 1982, batizado como Passat Santana. Até então, por força de um acordo, este sedã era fabricado exclusivamente pela Audi. Quando o sedã passou a ser fabricado, o Passat europeu já era construído sob uma plataforma mais moderna, que só chegaria ao Brasil em 1984 como Santana. Nosso Passat nunca usou esta estrutura.

No livro, a história do modelo foi enriquecida com um breve relato da história da VW no Brasil desde os tempos da Brasmotor, empresa que montava o Fusca e a Kombi em regime de CKD, até a chegada da VW do Brasil (o primeiro país a receber uma fábrica da marca fora da Alemanha) além da evolução de toda a sua linha até a chegada do Passat.

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit