Facebook Twitter YouTube RSS
Home Curiosidades Você sabe como o velocímetro mede a velocidade do seu carro?
formats

Você sabe como o velocímetro mede a velocidade do seu carro?

dia-da-Velocidade-Volkswagen
Hoje é um dia especial para os apaixonados por Volkswagen. No Brasil, no dia 9 de setembro é comemorado o Dia da Velocidade. E para comemorar esse dia vamos te explicar como o velocímetro mede a velocidade do carro.

Para te mostrar exatamente a velocidade que o seu carro se encontra, o velocímetro faz a função de um tradutor. Os primeiros dados sobre a velocidade é marcado através dos giros do motor do carro, que geram pulsos elétricos em um sensor. Quanto mais pulsos a cada segundo, maior é a rapidez.  Em seguida, um minicomputador traduz essa “pulsação” para a velocidade em quilômetros por hora. E você consegue ver a velocidade real do veículo através do velocímetro localizado no painel do seu Volkswagen.

No entanto, toda essa eletrônica é bem recente para a história dos automóveis. No início do século 20 até aos anos 90, quem reinava na hora de medir a velocidade era o velocímetros mecânicos, menos precisos que os atuais. Esses velocímetros, que hoje estão fora de moda, a medição começava através dos giros das rodas que eram transmitidos por um cabo até um ímã, que ficava atrás do painel. O imã também girava criando um campo magnético e esse girava o eixo do ponteiro. Resultado: quanto mais rápido o ímã rodava, maior a força que fazia o ponteiro subir e, logo, maior a velocidade.

Confira na Recreio as melhores ofertas de Volkswagen no Rio de Janeiro. Siga-nos no Twitter e Facebook.

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

Uma resposta

  1. Manoel Francisco de Andrade

    Eu Amo a marca volkswagem e única, sim são mais caros mais duráveis e além disso não vejo a minha amada marca chamando para fazer recal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit