Facebook Twitter YouTube RSS
Home Curiosidades Revenda “fantasma” de Estrela possui modelos antigos zero km
formats

Revenda “fantasma” de Estrela possui modelos antigos zero km

fuscaprata96 Três Fuscas e um Santana em perfeito estado, e nunca utilizados estão entre os modelos da “Revenda Fantasma” da cidade de Estrela, no Vale do Taquari, a 115 km de Porto Alegre. Trata-se de uma concessionária que encerrou suas atividades há cerca de 10 anos. Aos olhos menos atentos, porém, o local parece estar em funcionamento pois a concessionária mantém pintura recente, plantas bem cuidadas, monitoramento por câmeras, além de quatro carros 0 km.

Três deles são Fuscas e um Santana nunca usados, raridades em meio a veículos rodados. É como se fosse uma viagem ao passado.

A Comercial Gaúcha, é conhecida como “concessionária fantasma”, e pertence a Otmar Walter Essig de 79 anos. Um homem bastante discreto e que prefere não aparecer, nem mesmo de dar entrevista acabou cedendo e dando uma entrevista para o portal Autoesporte (G1), contando sua história.

Todos os dias Otmar cumpre expediente diário, porém não vende carros, faz pelo simples prazer de viver a rotina de trabalho da concessionária.  No escritório da Comercial Gaúcha há dezenas de arquivos e documentos sobre peças, materiais e funcionários ainda alinhados em prateleiras. Entre as peças de decoração da loja há uma coleção de chaveiros  que pertencia a esposa. Além da coleção, Otmar guarda na loja uma cuia de chimarrão, fotos antigas da esposa e de antigos carros da família. Uma pequena capela e uma biblia também compõe o ambiente do escritório.

Apesar de “trabalhar” sozinho, Otmar costuma receber visitas de amigos, “Chego aqui todo dia às 6h15, 6h30, e tomo o meu chimarrão. Às vezes, alguns amigos madrugadores vêm aqui também”, explica.

Em seu “museu particular”, Otmar exibe orgulhoso, os carros que são de uso pessoal: um Fusca branco 86 totalmente original, uma Kombi pickup de 1994 e o esportivo SP2, ano 1975. Os três modelos ficam estacionados no local onde eram realizados os reparos, as ferramentas seguem organizadas na parede, a máquina do cartão-ponto parece à espera dos funcionários. santana

O mais incrível é ver que a concessionária ainda preserva carros 0 km que não são mais fabricados. Entre eles um Fusca azul metálico, ano 86, motor 1.6, que possui uma placa “última série”. O modelo ainda mantém sua pintura brilhando e o cheirinho de novo, mesmo passados 27 anos. Além do Fusca tem também um Santana Quantum, ano 96, que preserva até os plásticos vindos de fábrica nos bancos e no piso.

Duas relíquias da Série Ouro do Fusca 96 compõe a frota de Otmar. Ficam guardados em uma sala fechada, longe de qualquer curioso. São modelos superequipados, com estofamentos diferenciados, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes. Para completar seu acervo automobilistico, Otmar, preserva mais de 200 mil peças, a maioria de veículos das décadas de 80 e 90.

Ao ser questionado sobre os motivos de continuar a rotina da concessionária mesmo sozinho e sem vendas Otmar afirma que esse é o seu passatempo, um prazer.

Para ler mais notícias, clique em  www.blogdarecreio.com.br. Informações sobre a Recreio Rio visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook .

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Recreio Rio 2012
credit